domingo, 13 de setembro de 2009

Pão integral com linhaça!

Veja como preparar pão integral com linhaça – Reportagem do Globo Reporter

Receita ajudou padeiro artesanal Ricardo Gonzales a sustentar família. Massa não precisa ser sovada. Linhaça ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.


Grande vantagem, segundo Ricardo Gonzalez, é que a massa não precisa ser sovada. Linhaça ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Ingredientes:

- 2,5 xícaras (chá) de farinha de trigo branca que deve ter um teor de proteína entre 9% e 12%. Esta informação consta no rótulo do produto.
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral, de preferência grossa. Pode-se utilizar a farinha de centeio como substituta, mas a massa do pão fica um pouco mais úmida.
- 1 colher (sopa) de sementes de linhaça
- 2 colher (sopa) de farinha de linhaça. Pode-se adquirir pronta, mas o ideal é obtê-la na hora, triturando as sementes
- 1,5 xícara (chá) de água mineral em temperatura ambiente
- 5g ou meio pacotinho de fermento biológico liofilizado seco, de preferência importado da Turquia. O produtor é importado e embalado no Brasil por marcas nacionais.
- 1 colher (chá) – ou menos – de sal marinho. Em casos específicos de dietas com restrição de sal, pode-se até omitir esse ingrediente.

Modo de Fazer:

Em uma bacia, de preferência de inox, misture bem os ingredientes secos (farinhas e fermento). Deixe o sal de lado, porque ele pode cortar o efeito do fermento.

Após esta etapa, adicione água mineral em temperatura ambiente, mexendo bem com uma colher de inox. O ideal é usar uma batedeira, em velocidade média, por cinco minutos. A mistura deve ficar úmida, sem, no entanto, haver água em excesso. Se ficar muito seca, adicione um pouco mais de água, mas muito pouco, e aos poucos. Se ficar muito úmida, com sobra de água no fundo da bacia, adicione um pouco de farinha e vá corrigindo também aos poucos. Ao fim desta etapa, adicione uma colher (chá) de sal marinho incorporando-o à massa.

Agora, você deve adicionar duas colheres (sopa) de farinha de linhaça. Quem não tiver farinha de linhaça pode triturar a linhaça em casa no liquidificador. Depois, coloque uma colher (sopa) de semente de linhaça. Quem não quiser usar a farinha de linhaça pode usar só os grãos, mas deve, então, colocar duas colheres de semente de linhaça, em vez de uma.

Com a massa pronta, cubra a bacia com um pano levemente úmido ou com um prato, e deixe descansar à temperatura ambiente por 18 horas – nem mais nem menos. Se deixar mais tempo, haverá fermentação excessiva, e o pão ficará com gosto de cerveja. Se deixar menos tempo, o pão perderá em estrutura física, aroma e sabor.

Após as 18 horas, pré-aqueça o forno a 290ºC-300ºC por 15 a 20 minutos. Enquanto isso, unte as formas, utilizando manteiga (de preferência, sem sal) para cobrir todas as paredes internas da forma. Em seguida, polvilhe com farinha e retire o excesso. Se preferir, utilize formas antiaderentes, evitando, assim, o trabalho de untar e enfarinhar as mesmas.

Coloque a massa de pão nas formas, procurando cobrir até 2/3 da altura das paredes laterais ou pouco acima da metade. Adicione, ao topo da massa, meia colher de sopa de sementes de linhaça para cada forma.

Coloque as formas dentro do forno pré-aquecido por 45 minutos. Verifique o pão no forno. A crosta superior deve estar dura, bem firme, e o pão escuro, em tom dourado. Retire as formas. Espere de cinco a dez minutos e retire das formas com cuidado. Deixe os pães esfriarem sobre a grade superior do fogão por pelo menos 25 minutos antes de consumi-los.

Dicas:

Este pão dura de três a cinco dias, em temperatura ambiente, fora da geladeira. Na geladeira, conserva-se por até dez dias. E, no freezer, por três meses. Caso tenha congelado o pão no freezer, retire-o pelo menos de 15 a 20 horas antes de consumi-lo.

Ele fica delicioso se fatiado com uma boa faca de pão, em fatias finas, e deixado tostar em torradeira ou no forno caseiro por três a cinco minutos. É muito saudável substituir a manteiga por um fio de um bom azeite de oliva!

SUCOS BONS!

Alimento vivo maravilha!!!


domingo, 6 de setembro de 2009

Vida saudável!!!

30 dicas para uma vida mais saudável


Faça exercício - Pratique exercícios 30 minutos por dia, 3 a 4 vezes por semana. Mas é sempre aconselhável consultar o médico antes de começar qualquer tipo de exercício.
Coma alimentos bem nutritivos - Dê preferência a uma dieta com baixo teor de gordura, cheia de frutas, vegetais e cereais.
Não se sobrecarregue - Faça aquilo que voce sabe que vai conseguir fazer; evite se sobrecarregar. Descanse e relaxe sempre que tiver uma chance.
Rir, o melhor remédio - Mantenha-se sempre positivo, com bom senso de humor; nada como uma boa risada para se relaxar.
Mantenha-se ativo - Arranje sempre uma atividade para fazer; andar, praticar algum esporte, ter algum hobby, sempre ajuda a manter a mente saudável.
Seja seu próprio dono - Controle sua vida como você deseja; seja independente. Não deixe que os outros ditem o que você deve fazer ou pensar.
Ajude aos outros - Procure se voluntariar para alguma atividade; ajudar aos outros traz felicidade e bem-estar.
Pare de fumar - Fumar só traz prejuízo à sua saúde, à dos que estão ao seu redor e ao bolso.
Não coma demais - Comer demais acaba provocando mal-estar; evite comer de 2 a 3 horas antes de ir para cama, a comida aumenta a quantidade de ácido em seu estômago e você não vai dormir bem.
Reduza o álcool, chocolate, alimentos gordurosos e menta - Esses alimentos provocam aumento de ácido no estômago, causando má digestão.
Pense antes de beber - Coma algum alimento antes de beber, para evitar que a bebida seja absorvida muito rapidamente. Saiba quando parar também!
Não coma muito rápido - Coma aos poucos, sem pressa, mastigando bem os alimentos.
Não encha o prato até a boca - Pegue um pouco de cada comida e vá saboreando aos poucos.
Não tome muito sol - Sol em excesso estraga sua pele, sem falar que pode provocar desidratação.
Use um protetor solar - Aplique um protetor solar em sua pele sempre que for se expor ao sol. Comece com um fator 15 e reaplique a cada 2 horas.
Use equipamentos de proteção solar - Chapéus, óculos escuros com proteção contra raios ultravioleta, guarda-sol e roupas adequadas são muito úteis para se proteger do sol.
Evite as horas de "pique" de sol - O horário das 10 da manhã às 3 da tarde é o pior para se tomar sol.
Evite o bronzeado excessivo - Ficar com 'aquele' bronzeado é muito bonito, mas estraga a pele e provoca envelhecimento precoce, além de poder causar câncer.
Durma bem - Durma pelo menos 8 horas por noite, num lugar tranqüilo. Mantenha sempre a mesma rotina, a mesma hora de ir para a cama e de acordar.
Coma alimentos ricos em anti-oxidantes - Vitamina C, Beta caroteno e vitamina E contribuem para evitar o envelhecimento, aumentam a resistência física às infecções e evitam a destruição das células que podem levar ao câncer. Evitam também doenças do coração e disfunção cerebral.
Coma menos gordura - Mantenha uma dieta com apenas 20 por cento das calorias derivadas de gordura; você vai reduzir o risco de ter uma doença do coração e alguns cânceres, além de se manter em forma.
Tenha dados importantes com você - Mantenha uma lista com o nome dos médicos da família ou dos hospitais com os quais você tem convênio. Na hora da emergência, qualquer minuto conta.
Tenha o número do telefone de um Centro de Controle de Intoxicações - Crianças estão sempre mexendo onde não devem e podem ingerir algum produto perigoso.
Aprenda como fazer Ressuscitação Cardio-respiratória - Você pode salvar a vida de alguém! Quanto menos tempo a pessoa ficar sem respirar e sem batimentos cardíacos, mais chance ela tem de se recuperar e ficar sem seqüelas.
Mantenha com você um bilhete com as doenças importantes - Se você tem uma doença especial como epilepsia, diabetes ou doença do coração, ou se você toma algum remédio importante, escreva num papel e ande sempre com ele. Num caso de emergência, pode ser crucial.
Trabalhe com a cabeça - Use sempre equipamento de proteção se o seu trabalho requer. Você pode evitar muitos acidentes de trabalho.
Use cinto de segurança - Essa medida tão simples pode evitar muitas mortes, bem com reduzir o trauma físico durante um acidente.
Use capacete - Quando andar de bicicleta, use capacete. Crianças tem uma alta incidência de quedas quando andam de bicicleta, muitas vezes batendo a cabeça, causando lesão cerebral que pode ser irreversível ou mesmo levar à morte.
Evite lugares com fumantes - Respirar fumaça dos outros fumantes também aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão, além de outras doenças respiratórias.
Tenha uma vida sexual saudável e segura - Use preservativos sempre que tiver relações sexuais. Prefira as relações monogâmicas nas quais você tenha certeza de que o parceiro não tenha o vírus da Aids ou outra doença genital.

Dicas qualidade de vida!!!

10 dicas para a qualidade total de vida


A qualidade de vida não depende de quanto dinheiro ganhamos ou de quantos carros possuimos. Ela e medida por nossa saude, bem-estar fisico e emocional, nossos relacionamentos, auto-estima e grau de espiritualidade que alcancamos na vida.

1 Harmonize seu lar: Abra portas e janelas e comece uma limpeza. Tire tudo do guarda-roupa e so guarde o que esta realmente precisando. O resto, elimine da melhor forma que encontrar. Roupas e objetos sem uso bloqueiam o fluxo de energia do ambiente. A energia parada adoece a casa, voce e sua familia. Faca isso periodicamente.

2 Coma bem: Não marque negocios para a hora das refeicães, pois o que esta ingerindo sera parte de voce e uma alimentacão artificial e incompativel com a sua natureza. Evite alimentos de base animal, porque eles são maltratados, principalmente no momento do abate. Emocões como medo, desespero e tristeza ficam impregnadas na carne em forma de energia negativa.

3 Preste atencão em voce: Se voce tem mais pensamentos negativos, as pessoas e situacões que voce atrai estão na mesma frequencia. Voce pode mudar sua vida mudando-os. Quando voce presta atencão no que esta pensando tem maior controle sobre sua energia e sua vida. Procure ler frases positivas e conversar com Deus.

4 Tenha objetivos: Melhore sua condicão financeira, planeje comprar bens, faca viagens e busque tudo que voce quiser, mas não dependa dessas conquistas para viver bem. O verdadeiro bem-estar e alcancado atraves dos objetivos espirituais como tentar ser mais paciente, confiavel, aberto, sincero e ter fe na vida; assim, voce garante equilibrio, satisfacão e razão de viver.

5 Faca exercicios: Os exercicios estimulam o fluxo de energia vital, gerando um melhor condicionamento fisico e uma otima sensacão de bem-estar. A pratica de exercicios e fundamental para o equilibrio do corpo e da mente. O mais dificil e tomar a decisão de comecar, mas depois de 21 dias de pratica, o cerebro registra como um habito e tudo fica mais facil.

6 Utilize seus talentos: Descubra seus dons e talentos e coloque-os em pratica. A sua saude fisica e emocional depende muito disso. Pessoas que não utilizam esta energia criativa bloqueiam o seu fluxo energetico e adoecem fisica e emocionalmente. Canalize seus talentos com o proposito de melhorar a vida das pessoas, esse e um bom caminho para encontrar equilibrio e crescimento.

7 Medite, medite e medite: A meditacão e a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual. Ao meditar voce descobre o que e ou não importante para sua vida, torna-se uma pessoa mais segura e objetiva. A meditacão cura seu corpo, melhora a memoria e concentracão, desperta a intuicão e a percepcão. A forma de meditar e particular. Busque um livro ou um mestre que possa lhe ajudar.

8 Aceite a vida: Volte sua mente para o que a vida oferece de bom. Aprecie este Planeta Azul e curta esta viagem da melhor maneira possivel. Ajude pessoas, seja sincero e alegre, aceite-as como elas são e aceite-se como voce e. Aceitar não e se acomodar, mas buscar forca para mudar o que podemos mudar.

9 Visite a natureza: Uma vez por mes, faca uma visita a mãe natureza. Ela purifica suas celulas e acalma seu espirito. O mar neutraliza as energias negativas, as cachoeiras ativam a vida celular e o verde ativa o processo de autocura, tanto fisica como emocional. Voce e parte da natureza, harmonize-se com ela.

10 converse com Deus: Os gregos evitavam dizer o nome de Deus, pois achavam seu vocabulario muito limitado para expressar a grandeza dele. Então, todas as vezes que tinham que falar sobre Deus usavam a expressão O Todo. Sintonize-se com O Todo que esta ao seu redor e dentro do seu coracão.

Comer!!!!

" e ter um estilo elegante de comer...

ATITUDES PARA FICAR LONGE DO "EFEITO SANFONA"*

Faça do seu Café da Manhã um Ritual !

Apesar do organismo ficar em repouso durante à noite, ele continua gastando energia para realizar as funções vitais mesmo enquanto dormimos.

Nada de começar o dia só com um cafezinho e só ir comer na hora do almoço!

É preciso reabastecer os estoques de glicose pela manhã e assim iniciar o dia bem disposto, com bom humor e cheio de pique. Além do que, cérebro precisa de glicose para funcionar!

Sugestões para o Café da Manhã: 1 fruta ou 1 suco de baixa caloria (melão, abacaxi, melancia, limão) + pão integral light (linhaça, centeio, aveia, trigo, grãos) ou pão sueco + queijo branco ou ricota ou peito de peru light + leite desnatado com café ou achocolatado com baixo teor de gordura e adoçante à base de stévia ou sucralose.

Se você estiver com pressa, coma uma fruta ou tome um suco e monte seu "kit café da manhã". Não deixe de fazê-lo!!

Ative seu Metabolsimo!

Ao invés de 3, prefira 5 ou 6 refeições diárias - Café da manhã, Almoço, Jantar, 2 lanches (manhã e tarde)

e Ceia (opcional). Desta forma, você acaba comendo menos nas refeições principais e evita os picos de fome voraz que é onde mora o perigo dos exageros.

Comendo em intervalos médios de 3 horas, seu metabolismo fica ativado para a queima de calorias, você se mantém com maior poder de concentração e evita flutuações de humor.

Jejum e horas à fio sem se alimentar, nem pensar! O organismo entende que é preciso guardar energia e passa a trabalhar de forma lenta, dificultando a queima de calorias. Além do quê você fica sujeito a uma "bela gastrite". Não tendo alimento para digerir, o suco gástrico vai atacar a parede do seu estômago.

Escolha uma dessas sugestões para os lanches: Frutas, mini sanduíches de pão integral light com queijo branco ou peito de peru light, iogurte desnatado, leite fermentado desnatado, suco de soja com frutas, sucos de frutas light, água de coco, água mineral, barrinha de cereais light, frutas frescas ou secas (damasco, passas), frutas oleaginosas (nozes, castanhas), sementes (de girassol, de abóbora), soja torradinha.

Mas atenção: tudo com moderação! É só um lanchinho e daqui a 3 horas você irá se alimentar de novo!

Purifique seu Corpo!

Beba água! 1 copo à cada 1 hora e 10 copos ao dia (em torno de 2 litros).

Aumente a dose se você faz atividade física.

A água é responsável pelo transporte de nutrientes e pela eliminação de toxinas pelos rins e intestinos. Promove a troca de líquidos do corpo, previne cálculos renais e ajuda no bom funcionamento intestinal.

Um ótimo sinalizador para você saber se descuidou da ingestão de água é observar a cor da urina.

Urina amarelo escuro quer dizer, falta de água no corpo, alta concentração de metabólitos e risco para cálculos renais e doenças do intestino.

Mantenha a garrafinha de água sempre à mão!

No carro, na mesa do escritório, na bolsa, na hora das atividades físicas, enfim sempre por perto e fresca. Assim você não corre o risco de esquecer de tomar.

Chás de folhas verdes e seus segredos:

Além de hidratar, os estudos científicos mostram que são ótimos "varredores" de radicais livres.

Grandes aliados da Saúde e da Beleza. Mornos ou fresquinhos é bom tomá-los todos os dias!

Especial para os homens: Eles NÃO são broxantes! Isso é pura lenda. Chás fresquinhos e bem feitos ajudam na prevenção de câncer de próstata.

Vá de água de coco! Um isotônico natural com equilíbrio perfeito de água e sais minerais.

Mas não se impolgue! Fique só na água, o coco tem gorduras saturadas que prejudicam as artérias e ajudam a aumentar o colesterol "ruim" (LDL-Colesterol). Além do quê gorduras são gorduras, 1 grama = 9 kcal.

Pães, Arroz e Massas, porque não?

A glicose, um carboidrato, é a principal fonte de energia que nosso corpo precisa para desempenhar suas funções vitais.

Eliminar a ingestão de carboidratos (pães, arroz e massas), significa comprometer a ingestão do principal combustível.
Carboidrato só transforma-se em reserva de gordura corporal (pneuzinhos) se não houver gasto energético.

Eliminar a ingestão de carboidratos não resolve!!
Sem o principal combustível, o corpo vai buscar energia em outro lugar e sabe onde??? Na proteína muscular.
Sim, nos músculos!!

Resultado: não há perda de gordura corporal como deveria e como gostaríamos, os músculos vão se embora e a flacidez aparece. E se você fizer alguma atividade física e não comer alimentos que contém carboidratos, pior ainda! "Gorduras queimam numa chama de carboidratos"
O segredo é: Carboidratos SIM + Atividade Física (Gasto energético).

Vitaminas, Minerais e Cia Ltda.

Seja menos carnívoro e mais herbívoro!!!

Inclua frutas, legumes, verduras e leguminosas na sua alimentação, além de serem menos calóricos, regulam o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos, além de auxiliarem na perda das reservas de gordura corporal (os abomináveis pneuzinhos).

Consumidos diariamente, garantem as vitaminas, minerais, fibras solúveis e insolúveis, antioxidantes e fitoquímicos responsáveis pelo controle de todo funcionamento orgânico e prevenção das doenças.

Adote um jeito elegante de comer!

Comece pela Entrada ou seja, as Saladas!!

Monte um prato bem bonito, colorido e variado de folhas verde escuras e legumes crus ou cozidos ao vapor. Tempere com limão, alho, cebola, ervas aromáticas, aceto balsâmico e 1 fiozinho de azeite.

Lembre-se: Gorduras são gorduras! 1 grama = 9kcal.

Eduque seu paladar e evite o sal. Branquinho, miudinho mas perigoso!! Um grande INIMIGO OCULTO que se esconde em mais alimentos do que a gente possa imaginar. Leia os rótulos e você terá graaannndes surpresas!

Troque o sal comum pelo sal light ou pelo gersal (sal com gergelim) e utilize com muuuuuitta moderação somente nas preparações onde haja a real necessidade.

Não tenha pressa!! Só depois de saborear a salada, com calma, sirva-se do prato quente. Com certeza seu apetite já estará bem menor!

Um segredinho: A mastigação estimula o hipotálamo para controlar o apetite. Nada de comer com pressa e correndo, MASTIGUE!!

Abaixo o Grelhadinho com ½ folha de alface!

Componha 2/3 do seu prato quente com cereais, preferencialmente, integrais (arroz integral, arroz selvagem ou massa) + leguminosas (feijões ou soja ou lentilha ou ervilha ou grão de bico) + 1 tipo de verdura (folhas ou legumes) refogada com pouco óleo ou legumes cozidos ao vapor.

Somente 1/3 do seu prato quente deve ser à base de carnes magras (preferencialmente peixes).

De sobremesa: Prefira as frutas. Abacaxi, melão, melancia, pêssego são as que tem menor valor calórico.

Para beber: Água sem gás.
Se preferir sucos, escolha os de baixas calorias (melão, abacaxi, melancia, limão) com adoçante (se necessário) e aí dispense a sobremesa.

Dica "Nutrição Inteligente": 1 copo de suco de laranja contém 280 kcal.
Prefira comer 1 laranja inteira (com o bagaço e a parte branca que são ricos em fibras) ao invés de tomar o suco.

As Fibras são nossas Fiéis Amigas!

As fibras solúveis e insolúveis presentes nos cereais integrais (arroz selvagem, arroz integral, pães e massas integrais, granola, aveia), frutas com casca e bagaço, legumes, hortaliças e grãos são nossas aliadíííssimas quando queremos emagrecer.

Além de garantirem o perfeito funcionamento intestinal, as fibras solúveis absorvem água e garantem a sensação de saciedade, ideal quando se quer perder peso. Fora que ajudam a manter normais os níveis sanguíneos de colesterol, triglicérides e glicose. Já, as fibras insolúveis ajudam no movimento intestinal e "varrem" os resíduos que ficam presos nas paredes do intestino.

Solúveis e insolúveis deixam tudo na mais perfeita ordem e limpeza!!

Gorduras na medida certa!

Quando o objetivo é emagrecer e manter a forma, mesmo as gorduras saudáveis (do abacate, das nozes, castanhas, óleo de canola, azeite de oliva extra-virgem, margarinas macias ou líquidas) devem ser muuuuito bem controladas. Afinal gorduras são gorduras, 1 grama = 9 kcal.

Fast food, salgadinhos fritos, empacotados, empanados, bolinhos, folhados e toda preparação em imersão no óleo, nem pensar, absorvem uma quantidade enorrrrrrme de gordura e isso significa muuuuitas calorias a mais e pneuzinhos na silhueta!!

Dica "Nutrição Inteligente":

Gorduras saturadas estão presentes naturalmente nos alimentos de origem animal, azeite de dendê, coco, óleo de coco e banha.

Gorduras "Trans" ou Hidrogenadas são produzidas artificialmente e adicionadas à maioria dos produtos industrializados.

Gorduras Poliinsaturadas estão presentes na maioria dos óleos vegetais e margarinas.
Gorduras monoinsaturadas encontram-se no azeite de oliva, óleo de canola, abacate, nozes, castanhas e sementes.

As gorduras saturadas e hidrogenadas são "vilãs". As gorduras poliinsaturas e as monoinsaturadas são "mocinhas". A mais saudável de todas são as monoinsaturadas.

ATENÇÃO: NÃO EXISTE COLESTEROL EM NENHUM ALIMENTO DE ORIGEM VEGETAL!!!
O que acontece é que quando consumidas em excesso, as gorduras saturadas e hidrogenadas elevam os níveis de colesterol no sangue.

1 docinho não faz mal a ninguém!

Só 1 docinho ou 1 bombom no meio da tarde não vai tirar ninguém da linha, pode ter certeza!!
Sem exageros até ajudam a manter o bom humor pois participam da produção de neurotransmissores, substâncias químicas que favorecem a comunicação entre as células do Sistema Nervoso.

Escolha opções menos "engordativas", à base de frutas frescas ou secas, sem chantily e sem cremes. Cuidado com os doces diet, muitas vezes eles só não tem açúcar, mas a quantidade de gordura é maior e conseqüentemente as calorias também. Leia os rótulos e peça informações!

Controle a Ansiedade!!

Os chás de camomila, erva doce e melissa são "santos remédios" para driblar a ansiedade.
O Cálcio e o triptofano presentes nos leites, iogurtes e derivados também ajudam nestes momentos. Prefira as versões desnatadas.

O Magnésio, mineral que tem função complementar às funções do Cálcio, também são indicados quando você está subindo pelas paredes. Boas fontes de magnésio são as folhas verde escuras e o gérmen de trigo.

Dica "Nutrição Inteligente": experimente acrescentar 1 colher de sobremesa de gérmen de trigo em um copo de iogurte desnatado com frutas e... R-E-L-A-X-E !!

Práticas mas traiçoeiras!

Muito comum nos escritórios, hospitais, laboratórios, rodoviárias, aeroportos, quase todo lugar tem uma máquina que nos oferece algo comestível em troca de uma cédula ou moeda. São máquinas que visam facilitar nossa vida corrida mas estão lotadas de guloseimas engorduradas, salgadas, açucaradas e hiperrrrrcalóricassss. Preste atenção nas suas escolhas!

De olho nas máquinas de café, achocolatados e chás! Verifique a composição dos produtos que elas contém. A maioria têm leite desnatado, ponto positivo, mas os achocolatados também devem acompanhar a versão light e serem desnatados. Certifique-se!

Não exagere no chá mate, chá preto, café, coca-cola e guaraná. Todos contém xantinas que são estimulantes do Sistema Nervoso.

Tenha um "kit amigo" por perto!

Na hora que bater aquela vontade de mastigar, ter um "kit amigo" por perto é a melhor solução para não cometer "loucuras engordativas". Em qualquer lugar que você esteja, no trabalho, no carro, num passeio, tenha sempre seu "kit" com você .

Sugestões para montar o seu: frutas frescas e secas (damasco, uva passa, ameixa preta), barrinha de cereais light, granola com frutas, castanha do Pará ou nozes (com moderação), chás de sementes, flores e folhas verdes (camomila, melissa, cidreira, erva-doce, hortelã), água mineral, iogurte desnatado com frutas, soja torradinha, mini sucos de soja com frutas, mini sucos de frutas light, leite fermentado desnatado, torradinhas de pão sírio ou pão sueco, sementes de abóbora e girassol, água de coco.

No Restaurante e na Happy hour

Dispense o couvert! Troque por uma salada, mas fique longe das que brilham demais. Estão lotadas de óleo, pode ter certeza!

Modere o consumo de bebidas alcoólicas! São calorias vazias que em exagero só fazem desidratar, além do quê 1 grama de álcool = 7 Kcal. Vá de suco de tomate (rico em licopeno) ou 1 suco de frutas de baixas calorias (limão, melão, melancia, carambola, abacaxi).

Para não se sentir um peixe fora d"água defina apenas 1 dia da semana para um brinde e escolha um bom vinho tinto (2 taças no máximo). São ricos em flavonóides que "varrem" os radicais livres e deixam as artérias saudáveis. Existem opções nacionais de ótima qualidade e preço.

Nas Festas e Coquetéis

Faça um lanche antes de sair para a recepção.

Na festa, limite os drinks e intercale-os com água mineral. Prefira os salgadinhos assados aos fritos.

Aprecie a recepção, converse com os amigos, ouça a música, distraia-se, enfim usufrua o lado social de toda festa.

Supermercado Elegante e Saudável

Alimente-se antes de ir ao Supermercado. Não vá com fome!!

Entre como quem estivesse chegando num Centro de Estética, Saúde e Beleza!!

Comece pela seção de Hortifruti. Abastecido o carrinho, aí sim, vá para as outras gôndolas.

Seja xereta das novidades integrais, light e dietéticas. Divirta-se nas compras! Faça amigos! Troque idéias!

Na hora das escolhas, leia os rótulos, compare os produtos, verifique o prazo de validade e a integridade das embalagens.

Eduque seu paladar e prefira sempre as versões light, com baixo teor de gordura, assim como os que são feitos com farinhas integrais.

Na ala de laticínios (leite, iogurte e queijos) escolha os desnatados.

Evite os enlatados e os embutidos que são lotados de sal. Verifique os rótulos! As letrinhas são tão miudinhas que o convite é para NÃO LER! Não desista e se for preciso leve a lupa!!

Por fim, não esqueça dos itens para compor seu kit amigo.

Nem tanto ao Mar, nem tanto à Terra!

Fisicamente ativo sim, malhação demais não!

As comodidades atuais, o controle remoto, o carro, os portões eletrônicos, o elevador, as escadas rolantes, o computador, absolutamente tudo contribui, cada vez mais, para que gastemos menos energia.

Consumo calórico elevado + Baixo Gasto Energético = Ganho de peso.

O raciocínio é matemático: "Se eu como mais do que gasto, conseqüentemente eu aumento minha reserva de gordura corporal". Então nada mais óbvio: "Para perder gordura corporal de forma saudável, eu devo equilibrar os nutrientes da minha alimentação, ingerir menos calorias e aumentar o gasto energético sendo fisicamente ativo. "Ser fisicamente ativo não significa malhar "enlouquecidamente" e nem exige algum tratado olímpico! Pelo contrário, o excesso de atividade física desgasta o organismo e aumenta a produção de radicais livres devido ao aumento do consumo de oxigênio.

O negócio é sair da condição de sedentário trocando algumas comodidades diárias pelo gasto calórico além de praticar, regularmente, de forma moderada, algum exercício aeróbio: caminhada, bicicleta, dança ou hidroginástica sob orientação profissional. O ideal é que se pratique essas atividades por mais de 45 minutos, isso porque o organismo só começa a queimar gorduras a partir de 30 minutos de atividades. Se o objetivo é eliminar os pneuzinhos, exercite-se pelo menos por 1 hora.

Lembre-se: "Gorduras queimam numa chama de carboidratos"!

Xô Celulite!

Apenas tratamentos estéticos não resolvem!
É importante aliar Alimentação + Atividade física + Relaxamento.

Regra nº 1: Nutrição Inteligente
A Alimentação diária deve ser dividida em 5 a 6 refeições, conter cereais integrais, leguminosas, sementes, folhas, legumes, gorduras em quantidades moderadas, frutas e 2 litros de água.
Se você quer distância dos "abomináveis furinhos", mantenha distância dos refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras, enlatados, doces e cigarro.

Regra nº 2: Atividade Física
A atividade física melhora a condição cardio-respiratória, a oxigenação dos órgãos e tecidos, a circulação periférica, o tônus muscular e com isso previne e atenua a celulite. Procure a orientação profissional.

Regra nº 3: Atividades de Relaxamento
O stress provoca o desequilíbrio orgânico e muitas vezes a alimentação é utilizada para compensar a ansiedade. Por isso R-E-L-A-X-E!!

Crie, diariamente, momentos só seus, mantenha contato com a natureza sempre que puder e desenvolva atividades de lazer.

Barriguinha definida

Segredo da barriguinha "efeito tanquinho": Atividade Física + Alimentação + Reeducação postural
Dica "Nutrição Inteligente": Bebidas gaseificadas em excesso fazem o estômago projetar-se para frente.

Um exemplo prático de observarmos são as barriguinhas bem salientes e nada elegantes dos "tomadores de chopp". De tanto gás, chega uma hora que ela se cansa de ficar elegante.

Barriguinha bem feita e abdômen definido são frutos de algumas medidas:

1. Hábitos alimentares saudáveis.
2. Atividades físicas aeróbias (caminhada, bicicleta, natação, hidroginástica) que reduzem a gordura corporal, inclusive a camada localizada no abdômen.
3. Reeducação postural
4. Atividades físicas aeróbias + Atividades físicas anaeróbias ou Exercícios localizados (os famosos abdominais).

Os exercícios localizados surtem o efeito dessejado, depois que a camada de gordura localizada tiver sido reduzida pelas atividades aeróbias.

Saúde e qualidade de vida !

Alimentos + saudáveis!!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

QUEIJOS!

Achei aqui navegando, muito interessante esses tipos de queijo e seus sabores!!!

CHEDDAR
O cheddar vem do Reino Unido. Fabricado com leite de vaca, apresenta cor amarelada e consistência firme. Deve ter um período de amadurecimento (cura) de pelo menos doze a dezoito meses. Gosto encorpado, salgadinho, indicado para acompanhamentos de pratos leves e tira-gosto com torradas.


BRIE

Os chamados brie são uma importante família de queijos de pasta mole e crosta, originados da região de Brie, na França.
Fabricado com leite de vaca, o brie tradicional apresenta-se no formato de um cilindro com 35 centímetros de diâmetro por 35 milímetros de altura e com um peso que varia de 2 a 2,5 kg. Sua crosta é branca e macia, formada pelo fungo Penicillium candida.
De sabor delicado, considera-se em boas condições se estiver mole, mas sem escorrer. Sabor e textura se modificam de acordo com a sua maturação: os sabores mais suaves e as texturas mais macias são encontrados em peças com até trinta dias de maturação; para um sabor mais apurados e uma textura cremosa, são indicadas peças com mais de trinta dias. Para melhor ser degustado, o brie deve ser retirado da refrigeração 30 minutos antes de ser servido. O acompanhamento sugerido é um bom vinho tinto.

CAMEMBERT


Camembert é o nome de uma variedade de queijo, de pasta mole, originalmente da região da Normandia, no Noroeste da França. Tem alguma semelhança com o Brie, do qual deriva.
Afirma-se que, à época da Revolução Francesa, um certo dia, a família de Marie Harel, que habitava na Normandia, deu abrigo a um padre que estava sendo perseguido. Esse religioso vinha da região de Brie e, como forma de agradecimento aos seus anfitriões pela acolhida e proteção, transmitiu-lhes todo o seu conhecimento sobre o fabrico de queijos.
Surgiu dessa forma, através de uma adaptação da técnica do fabrico do brie, uma nova variedade de queijo, feita da massa mole que não era cozida e nem espremida. Essa nova variedade era mais macia, com um aroma mais delicado e um sabor agradável, levemente terroso.
Com a inauguração da estrada de ferro para Paris, em 1855, essa variedade de queijo ultrapassou as fronteiras da Normandia, alcançando a mesa das monarquias européias e, delas, a de consumidores de todo o mundo.

Queijo de pasta mole, produzido com leite de vaca, apresenta-se com uma fina crosta de bolor penicillium branco, que se torna impregnada de pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos à medida em que matura.
O queijo jovem, com cerca de 30 dias de fabrico, apresenta um sabor suave, ligeiramente acidulado, com um "coração" (centro da massa) de textura pouco firme, que se modifica à medida em que se aproxima da crosta. Passados cerca de 45 dias de fabrico, o queijo alcança maturidade e personalidade, com sabor e aroma mais pronunciados, adquirindo uma textura fina e fundente.

Em temperatura ambiente, deve ser cortado ao meio e, em seguida, ser fatiado, sempre do centro para a extremidade. Obtém-se, deste modo, um equilíbrio ideal entre crosta e massa em cada fatia. Para acompanhá-lo sugerem-se vinhos tintos leves, pouco tânicos (ex.: Côte du Rhône), ou mais frutados (ex.: Bordeaux ou Beaujolais).

ROQUEFORT

Queijo originário da França, produzido com leite de ovelhas.
Esta variedade apresenta massa de consistência cremosa e esfarelada, com casca úmida e sabor acentuado e picante.
No seu fabrico, assim como no das variedades Gorgonzola e Camembert, são injetados fungos (bolores) na massa, neste caso os do tipo Penicillium, que passa, a seguir, por um processo de maturação de três meses.
São estes fungos que desenvolvem no Roquefort a aparência característica com veios verde-azulados, que lhe dão o sabor especial.

PARMESÃO
O Parmesão é um tipo de queijo italiano, com denominação de origem controlada conhecida como Parmigiano-Reggiano. Por sua popularidade como complemento de molhos típicos, este tipo de queijo foi copiado e é produzido em regiões com presença de colônias italianas como o Brasil e os Estados Unidos, o que tem gerado disputas legais quanto ao uso da marca.
Por ser um produto de Denominação de Origem Protegida a marca Parmigiano-Reggiano legalmente só pode ser usada em queijos produzidos na região de Parma, Reggio Emilia, Modena, Bologna (a oeste do Rio Reno) e Mantova (ao sul do Rio Pó).
Atualmente grande parte da produção desse queijo é feita com o leite de vacas da raça "frisone", introduzidas no território por volta do ano 900, mas a vaca mais adaptada à produção dele é aquela vermelha da raça "reggiana", animal com tripla aplicação (leite, trabalho e carne).

O
queijo Parmesão deve possuir as seguintes características:
• Consistência: dura
• Textura: compacta, consistente, superfície de fratura granulosa.
• Cor: ligeiramente amarelada
• Sabor: adocicado, ligeiramente picante.
• Odor: suave para forte.
• Crosta: firme, lisa, não pegajosa.

GRUYÈRE

O Gruyère é um queijo duro suíço, originário da cidade de Gruyères e produzido nos cantões de Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Jura e Berne.
Uma de suas características é a de possuir buracos embora estes sejam mais pequenos e em menor quantidade do que no queijo Emmenthal. O Gruyère é copiado por todo o mundo e por vezes é comercializado sob a forma de pasta fundida (esta sem os característicos buracos). O sabor do Gruière é mais forte do que o Emmenthal e sua textura mais cremosa. É utilizado somente leite de vaca no seu preparo, ao qual se adiciona um pouco de açúcar. A casca natural é dura, seca e de cor castanho-ferrugem mais escura que a do Emmenthal. A textura do queijo é ligeiramente granulosa, densa e compacta mas flexível. À degustação o Gruyère apresenta um sabor frutado num primeiro momento, para depois surgir um ligeiro sabor a nozes.

MOZARELA

A mozarela, muçarela ou muzarela (em italiano mozzarella) é uma variedade de queijo de origem italiana (comuna de Aversa) e é um queijo de massa filada.
Sua receita tradicional indica o uso exclusivo de leite de búfala, produzindo o queijo em formato de bolotas conservadas em soro, sendo branca e bem macia. Na Itália, apenas esse tipo de queijo é reconhecido oficialmente como mozzarela, recebendo o selo de certificação de origem. São produzidas, em média, 33 mil toneladas deste queijo por ano em território italiano.
Hoje, por ser muito utilizada na culinária mundial, a mozarela também é produzida a partir do leite de vaca, apresentando aspecto amarelado e consistente, em peças retangulares – neste caso, a massa utilizada não é filada. Esta é a receita mais consumida em países como o Brasil, onde são produzidas, em média, 182 mil toneladas de queijo por ano.
No Brasil, onde este queijo é largamente consumido, a sua técnica de fabricação é diferenciada, o que acarreta em variações em sua composição. Por ser geralmente fabricado com leite cru, isso o impede de ser padronizado no país.
Embora a origem da palavra seja italiana, conforme o local onde é fabricado, tem nomenclatura diferenciada. No Brasil, embora seja popularmente grafado como mussarela, encontra-se dicionarizado como "muçarela" (Houaiss, Michaelis, Aurélio) ou "mozarela" (Houaiss, Aurélio).

ESTEPE

O queijo Estepe foi levado às estepes russas pelos vickings (dinamarqueses) no início do século IX. Os imigrantes dinamarqueses nos idos de 1920, o desenvolveram também no Brasil. É um produto fabricado com leite de vaca, com maturação por aproximadamente 40 dias, quando revela textura semi-dura com massa plena de olhaduras, provocadas por fermentos especiais adicionados ao leite. Seu sabor é suave e amendoado, ligeiramente doce e seu aroma é suave e limpo, onde se destaca uma nuance láctea, caramelada.

O Estepe é um queijo que se pode consumir puro ou acompanhando frutas, pães e bebidas.
EMMENTAL

O Emmental, Emmentaler ou Emmenthal, é um queijo suíço originário do cantão de Berna.
Apresenta cor amarelada, consistência média e característicos buracos internos, originados pelo dióxido de carbono produzido pela bactéria Propionibacter shermani.

GOUDA

O Gouda é uma variedade de queijo originária da cidade de Gouda, nos Países Baixos.
É um queijo de massa semicozida e consistência semidura, cremosa e gorda, de sabor suave, apresentando diversas olhaduras. Combina com azeitonas e carnes vermelhas e um bom vinho tinto.

FETA

O Feta é uma variedade de queijo típica da Grécia, fabricado com leite de cabra ou de ovelha, exclusivamente.
É um queijo branco, farelento e levemente salgado.

MINAS FRESCAL
O queijo minas frescal, é o queijo brasileiro. Segundo o Regulamento Técnico Mercosul de Identidade e Qualidade, "entende-se por Queijo Minas Frescal o queijo fresco obtido por coagulação enzimática do leite com coalho e/ou outras enzimas coagulantes apropriadas, complementada ou não com ação de bactérias lácticas específicas.
Suas características básicas são:
• Massa crua
• Consistência mole
• Alta umidade
• Classificação como semi-gordo
• Deve ser consumido fresco
• Grande variação de sabores

QUEIJO EDAMO queijo Edam é um queijo típico da cidade de Edam, na província da Holanda do Norte, nos Países Baixos.
Produzido com leite de vaca, apresenta pasta semimole, de cor amarelada.

PROVOLONE
O provolone é um queijo semiduro originário da Itália.
É característico pela sua pasta filada. O leite e o coalho são batidos com uma espécie de lâminas que fazem com que a pasta resulte em forma de inúmeros fios. É um queijo compacto e duro, de cor amarelada e aroma agradável. Costuma ser comercializado em forma de cilindro. Tem longa duração: por volta de um ano.
Hoje, grande parte do provolone comercializado no Brasil tem sido na forma defumada. A grande questão da defumação dos alimentos, método utilizado principalmente em carnes e derivados animais, é a conservação. Com o provolone, um queijo semiduro, e de longa duração, o processo de defumação, além de acentuar o sabor, ainda faz com que ele dure quase o dobro de sua vida, mesmo fora da geladeira... No processo de defumação, vários dos microorganismos utilizados na fabricação do provolone são eliminados após sua utilidade, que era fazer o queijo.

QUARK
O Quark é um queijo fresco originário da Europa central, sendo muito consumido na Alemanha.
Esse queijo tem consistência mole e normalmente é misturado com cebolas, páprica e ervas.